A imprensa especializada do setor energético segue dando destaque à participação do presidente da Quinto Energy, Rafael Cavalcanti, na audiência pública na Câmara dos Deputados. O debate girou em torno da produção de hidrogênio verde e seus derivados, como os fertilizantes verdes, como forma de fortalecer o movimento pela transição energética e descarbonização.
Ao lado de outros players do setor energético mundial e estatais, Rafael voltou a afirmar que o Brasil já reúne todas as credenciais para se consolidar como protagonista mundial na agenda da descarbonização, mas só precisa de incentivos para que isso ocorra.
Em reportagem sobre o tema, a EPBR destaca o posicionamento de Rafael, que citou como exemplo a alta capacidade de geração eólica brasileira em comparação com a Rússia, grande produtora de fertilizantes (confira aqui a matéria).
Enquanto lá o insumo é derivado de fósseis, aqui a capacidade eólica pode ser aproveitada para produção do hidrogênio verde destinado aos fertilizantes – com potencial de deixar o produto verde competitivo.
“Se o Brasil criar o seu próprio mercado para utilizar o fertilizante verde, vamos estar defendendo nossa agricultura. Vamos criar uma independência de longo prazo”, diz. Para Cavalcanti, um dos grandes entraves hoje é o custo dos equipamentos.
“O insumo é abundante e é grátis. Ele depende do preço do produto e a nossa grande missão é encontrar as formas de trazer equipamentos mais baratos para o Brasil”.
O CEO defende políticas de estímulos para reduzir o custo de equipamentos como torres eólicas e eletrolisadores para baratear a produção de hidrogênio e amônia verde, e consequentemente, dar previsibilidade de preços para o agronegócio, que poderá exportar produtos com menor pegada de carbono.
“Utilizar o hidrogênio verde para ter previsibilidade do preço do insumo na ordem de 10 a 20 anos e o Brasil criar uma certificação do próprio produto para exportar carne verde, milho verde, soja verde”, completa.
Confira também transmissão ao vivo feita pela TV Câmara dos Deputados (Assista aqui).